top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoana Preto

Dupla limpeza da pele do rosto, sim ou não?

Depende! É uma zona cinzenta, mas também sei que pode fazer sentido para algumas situações.

Vejamos... Se usa maquilhagem, protetor solar mineral ou resistente à água, a resposta para si talvez seja um sim!

Nestes casos, antes de proceder à limpeza do rosto, pode ser benéfico remover a maquilhagem ou este tipo de protetor solar com um produto de base oleosa.

Bálsamos, óleos e águas micelares bifásicas podem ser um bom começo para a limpeza.


Após esta primeiro passo, pode lavar o rosto com o produto de limpeza habitual (gel, mousse, espuma, creme).


Esta segunda passagem, a limpeza com produtos de base aquosa, é importante porque permite eliminar a película de oleosidade que pode permanecer na pele devido ao uso dos produtos de base oleosa, bem como sujidade com afinidade para a água, como o suor. Algumas pessoas optam por produtos de limpeza sem enxaguamento, em casos de pele sensível e reativa.


Ao usar o seu produto de limpeza duas vezes, numa primeira e segunda passagem, também se considera dupla limpeza.

Neste caso evita o uso de dois produtos diferentes, sendo mais económico. Se é igualmente eficaz? Depende do produto de limpeza que usa, mas alguns produtos de limpeza, usados em duas vezes seguidas, deixam a pele perfeitamente desmaquilhada e limpa.


Ao acordar, geralmente pela manhã, não considero que seja necessária a dupla limpeza. Um produto de limpeza de base aquosa será suficiente para remover a sujidade (sebo e suor) que produzimos durante o sono.




O importante é manter a pele limpa. A limpeza é o primeiro passo para uma pele saudável e o que garante a melhor atuação dos produtos que se seguem, pela promoção da eliminação das células mortas e da sujidade.


Alertas!

  1. Evite usar numa base diária produtos de limpeza esfoliantes, com grãos; a esfoliação diária é desaconselhada.

  2. Faça uma gestão do uso de aparelhos de limpeza, evitando a limpeza excessiva da pele.

  3. Evite limpar a pele com água quente, apesar de ser um passo muito confortável para se realizar durante o duche.



As clássicas toalhitas, conhecidas como toalhitas de limpeza, devem ser evitadas também. Podem ser uma opção SOS na ausência de água, mas considere que não são sustentáveis. Se as usar, então use como primeiro passo, isto é, desmaquilhagem, fazendo a limpeza de seguida.




Deixo estas imagens ilustrativas de como algumas pessoas gostam de sentir a pele limpa, esquecendo que a mesma é uma superfície orgânica, e não inorgânica!

A limpeza da pele deve garantir que a mesma se mantém saudável, não afetando a barreira da mesma. Por isso seja gentil a lavar a pele do rosto, e lave-a apenas as vezes que forem necessárias e que tolerar.


A pele agradece!


Obrigada por ler!

Joana

댓글


bottom of page