Gua Sha é uma das técnicas de manipulação corporal, com origem chinesa, e que neste caso é a raspagem. Também é comum encontrar o termo em inglês - scraping.
"Gua" significa uma técnica de movimento, a raspagem ou escovagem; e "Sha" remete para a direção de dentro para fora, a exteriorização.
Hipócrates preconizava que ao criar uma lesão propositada poder-se-ia acelerar o processo de cura. Esta ideia viajou até aos dias de hoje, e tem todo o sentido! A técnica Gua Sha tem a sua base neste princípio. Como? Através da utilização de um utensílio rígido de contornos lisos que deve deslizar sobre a superfície da pele, previamente lubrificada para reduzir o atrito, e imprimindo pressão. As pedras podem ser de vários tipos e formatos.
O objetivo geral desta técnica divide-se em vários ganhos, e por isso é tão famosa. Neste artigo vou abordar os benefícios da técnica, mas não os tipos de pedra utilizados.
No campo dos cuidados da pele do rosto a técnica Gua Sha tem vindo a tornar-se cada vez mais popular. Neste caso a técnica usada não é tão vigorosa, ou seja, a sua utilização deve ser mais gentil evitando assim o aparecimento de hematomas (aspeto muito comum na técnica tradicional).
Também pode ser utilizada para massajar as mãos, habitualmente a zona onde mais tensão acumulados sem dar por isso!
♥ Este artigo foi escrito em parceria e com o apoio da SVR Portugal, com quem aprendi melhor a técnica do Gua Sha, bem de como os produtos devem ser utilizados. ✔ Antes de continuar, deixo alguns cuidados a ter: 1. garanta a integridade da pele, ou seja, não aplicar a técnica em zonas inflamadas, sensíveis ou com feridas;
2. esteja certa/o do bom funcionamento do seu sistema de coagulação, associado a processos de doença inerentes;
3. caso esteja sob medicação com possíveis efeitos na cascata de coagulação, informe-se previamente junto do profissional de saúde que o acompanha (médico, enfermeiro ou farmacêutico);
4. desaconselho o uso do Gua Sha no pescoço, se não tiver conhecimentos da anatomia e fisiologia desta zona, pelas estruturas ganglionares e vasculares presentes.
▶ Objetivo principal:
Apesar de não haver evidência sobre os efeitos fisiológicos, a pressão e deslizamento feitos na superfície da pele aumentam o aporte sanguíneo a esta zona de forma transitória (microcirculação), melhorando a perfusão dos tecidos. Desta forma a aplicação do Gua Sha pode ter tanto efeitos estéticos, como também de relaxamento ou terapêuticos.
▶ Objetivo no rosto e na pele do rosto:
Uma vez que se trata de uma massagem não se deve iniciar a técnica na pele seca. É necessário hidratar a pele, ou lubrificar, para que a pedra deslize sobre a pela pele enquanto se exerce pressão. No final da massagem é expectável que a pele se apresente avermelhada - hiperémia reactiva localizada.
▶ A repetição da técnica pode: 1. melhorar a luminosidade da pele, pela melhoria da perfusão tecidual (microcirculação);
2. ajudar a dissimular de alguns traços (rugas superficiais), pelo deslizamento e estiramento da pele de forma repetida;
3. relaxar músculos faciais, com inerente alívio da dor causada pelo seu estado de frequente contração;
4. melhorar a drenagem linfática: pela técnica da raspagem que ajuda a mover o líquido intersticial em estase pelo trajeto do sistema linfático. Contudo a drenagem facial começa no pescoço, pelo que é necessário ser executada com um profissional competente para tal.
5. se feita por profissional habilitado em acupuntura, pode ser utilizada como terapia complementar.
▶ Como aplicar a técnica? 1. Limpar e secar a pele;
2. Colocar um sérum, creme ou óleo que permitam um deslizamento linear - pode ser necessária a reaplicação durante o processo;
3. Adequar o posicionamento da pedra ao local do rosto (conforme imagens em baixo);
4. Considerar 4 aspetos: a) pressão - deve ser regulada conforme a tolerância individual, evitando traumas; b) deslizamento - feito num só sentido; c) frequência - segundo a literatura encontrada e os experts, passagem cinco vezes simultâneas em cada zona; d) direção - de baixo para cima e do centro para o exterior do rosto.
No final convém usar um creme hidratante. Gosto do HYALU BIOTIC da SVR pelo conforto que confere, além de deixar a pele refrescada após ter sido ligeiramente aquecida com os deslizamentos repetidos.
Estas pedras costumam encontrar-se nos mais variados pontos de venda, mas quanto à sua qualidade, não me sei pronunciar. O importante é que ao tocar na pedra, a mesma esteja fria. Acrescento que pode ser guardada na porta do frigorífico para que a temperatura da pedra baixe ainda mais, e o efeito frio coadjuve também a circulação periférica da pele.
Existem à venda nas farmácias uns kits da SVR que trazem esta pedra (clicar aqui ver ver as imagens), juntamente com um sérum e um creme, podendo ser uma forma de ter a pedra e começar a fazer em casa.
Nesta loja on-line, a loja da farmácia, também encontram estes kits. Se optar comprar pela loja da farmácia pode usar o meu cupão, JOANAPRETO, para 5% de desconto.
Bons cuidados, a pele agradece!
Obrigada por ler!
Se tiver gostado deixe um ♥️ e partilhe com a sua comunidade!
Joana Preto
Comments