Nota: este artigo foi feito com apoio da ISDIN. As parcerias são importantes para que este projeto tenha viabilidade, o que não influencia a minha opinião sobre os produtos referenciados, nem distorce factos. As parcerias são aceites com base numa relação de confiança com os produtos e com as marcas, bem como pela oportunidade de abordar temas de interesse comum.
Conceitos como healthy aging, slow aging e, mais recentemente, o idadismo, tornaram emergente a mudança de paradigma do conceito de envelhecimento. As linhas de expressão, a perda de firmeza e manchas são sinónimo da sabedoria da vida, mas também da cronologia humana.
A beleza, que embora sendo um conceito abstrato, não deixa de ser um pilar na sociedade contemporânea, e está anexa à saúde da pele.
Graças à evolução da ciência é possível abordar o cuidado da pele de forma preventiva, mas também obter alguns resultados através do uso de cuidados adaptados e de forma consistente.
Os retinóides, com cada vez mais notoriedade pelos efeitos positivos no cuidado da pele, são compostos de vitamina A. Existem diferentes tipos de retinóides, conforme a sua estrutura molecular e propriedades.
Os benefícios são vários, e vão desde a promoção da proliferação de queratinócitos, à capacidade antioxidante, prevenção da degradação de colagénio, melhoria das manchas escuras e gestão na produção de sebo, o que os torna um bom cúmplice para a pele com tendência acneica.
O retinol é um dos tipos de retinóides mais conhecidos, assim como o retinal ou retinaldeído! A molécula biologicamente ativa é o ácido retinóico e tanto o retinol como o retinal sofrem processos de conversão até chegar a ácido retinóico. O retinal é a forma mais próxima do ácido retinóico, sendo mais rápido no seu processo de conversão a ácido retinóico. Então, existe algum motivo para não usamos o ácido retinóico, se seria a forma mais eficaz? Sim! Em cosméticos não é permitido o uso de ácido retinóico, já que é considerado um medicamento.
Desta forma, ISDINCEUTICS cria o Retinal Intense, um sérum com retinal. É por isso, e pelo descrito, um bom aliado na redução das linhas de expressão e prevenção de rugas, melhorando a textura da pele e uniformização do tom da mesma. Tem uma apresentação bifásica, favorecendo a estabilidade dos ingredientes que o compõem e, por conseguinte, a sua eficácia.
A sensibilidade da pele ao uso de retinóides deve ser tida em conta, e Retinal Intense tem não só ingredientes emolientes como também apaziguantes, como é o caso da niacinamida, que melhora a tolerância cutânea deste produto.
Benefícios?
Renovação celular epidérmica
Retinaldeído 0,1% - precursor direto da molécula ativa (ácido retinóico);
Bakuchiol - Sementes de Babchi (Psoralea corylifolia);
Vit-A-Tech - Vigna aconitifolia, uma leguminosa proveniente da India e Paquistão.
Reparação de danos causados pelo stress oxidativo
Melatonina - promove a produção de enzimas antioxidantes.
Hidratante & Apaziguante
Niacinamida - Vitamina B3 - melhora a tolerância cutânea ao produto, ajudando a apaziguar a pele, além de prevenir a formação de manchas;
Soothing Complex - ação hidratante, suavizante, iluminadora e apaziguante da pele.
Recomenda-se o seu uso à noite, ou no período de descanso, sem nunca descurar na aplicação de proteção solar durante o dia.
É indicado para todos os tipos de pele e a sua utilização deve ser gradativa. Comece por utilizar duas noites por semana, de forma espaçada, e aumente a frequência conforme a tolerância da pele, estando atento a sinais de vermelhidão, ardor e descamação. Pode usar este sérum para o método de skin cycling ou, se preferir, usar como cuidado de noite habitual.
Este produto não é recomendado a mulheres grávidas nem a amamentar, e não deve ser aplicado em pele que não esteja íntegra ou que apresente sinais de inflamação e fragilidade.
Já usa, ou conhece, este sérum?
Obrigada por ler!
Joana
Comments