top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoana Preto

Pegada hídrica!

Quando falamos de água, o que nos ocorre no pensamento? Na maioria das vezes é o uso pessoal... Para ingestão e para higiene principalmente. Mas é muito, muito mais do que isso.


Hoje, dia 22 de Março, é o dia mundial da água e eu não quis deixar de registar este dia com pequenas considerações que são responsabilidade pessoal e social.


O consumo consciente de água vai além da esfera pessoal, não se esgota nas nossas casas ou no trabalho, mas em tudo o que fazemos e consumimos.

A pressão no consumo de água faz-se sentir através no crescimento da população mundial e dos desafios inerentes para dar resposta às necessidades humanas básicas como alimentação e cuidados de saúde, com forte presença da indústria. Por outro lado as alterações climáticas vão diminuindo a disponibilidade de água.


Temos consciência da nossa pegada carbónica, mas a pegada hídrica também está em cima da mesa, e é emergente - water stress. Aqui pode fazer uma estimativa da sua pegada hídrica.


Segundo dados da Statista, em 2020 apenas 56% do fluxo de águas residuais domésticas do mundo foi tratado com segurança. Na África Subsariana e na Ásia Central e do Sul, menos de 30% das populações tinham fluxo de águas residuais tratadas com segurança. Num relatório do The Economist, segundo o World Resources Institute, "um total de 44 países enfrentam níveis de stresse hídrico", e as projeções para 2040 serão de aumento da área geográfica. As figuras ilustrativas das projeções neste relatório são assustadoras, e Portugal está na mira.


Trazendo este assunto para os cuidados de pele, o que podemos fazer?


A escolha de produtos waterless são uma opção bem válida. Podem ser champôs sólidos, ou secos que são ótimos para usar nos "bad hair days".


Ainda no mesmo segmento dos produtos sólidos: sabonete para lavagem das mãos em vez de gel, as opções de refill ou pasta de dentes em unidoses e que dispensam uso de água... O facto de ter menos água na sua formulação torna os produtos mais leves no seu transporte também.


Esta marca é muito interessante - STOP THE WATER WHILE USING ME - vive e passa os valores que defende. Tem frases de Impacto muito importantes. Ora vejam aqui.


No que respeita à maquilhagem a multifuncionalidade é a palavra de ordem. Existem várias opções em stick. Mas um exemplo clássico é o do batom que, pode servir também de blush e sombra de olhos. Além do mesmo produto servir três propósitos, a harmonia de cor e a facilidade e rapidez da maquilhagem, compensam também! O Benetint, da Benefit, embora não seja uma opção sólida, é um exemplo nada recente da marca sobre a multifuncionalidade da maquilhagem.

Ainda a pensar na multifuncionalidade, existem cremes universais, como este da Filorga que apresentei aqui,


Em termos de gadgets também existem alguns que nos ajudam a poupar água no momento da desmaquilhagem e limpeza da pele - os ecopads ou discos de tecido. Além de poderem ser lavados juntamente com a roupa normal, e estendidos, eu conto-vos como podem ajudar a poupar água! Enquanto esfregamos o rosto deixamos a água a cair da torneira, enquanto a usamos de forma intermitente, certo? Basta molhar um destes discos de tecido e passar pelo rosto para remover o produto de limpeza (gel, leite ou água micelar), ou mesmo uma máscara de rosto ou esfoliante. Experimente fazer assim, vai ver que resulta igualmente bem e a pele fica limpa. E digo mais... O tecido dos discos até ajuda a fazer uma leve esfoliação e a remover aqueles produtos que ficam nas pregas da pele, e como é frequente nas asas do nariz. Os que gosto e uso são os da Trigamilhah, que falei aqui.


Outro exemplo clássico é colocar num jarro a água que vamos usar no banho; enquanto a água não aquece podemos guardá-la. Se um destes jarros não for suficiente para toda a água potável que desperdiça, arranje mais um jarro ou garrafões. Estes jarros com torneira são ótimos para ter perto do lavatório ou lava-loiças, porque mimetizam perfeitamente a torneira; quanto mais cheio tiver o jarro com mais pressão sai a água, mas essa pressão também pode ser regulada pelo próprio sistema dispensador.

Cá por casa temos 3 garrafões de 5 litros, onde guardamos água potável e que usamos para encher a taça da água do nosso cão, para regar as plantas e a nossa mini horta, para beber, para lavar as mãos, os dentes...


Existem, no entanto, várias outras estratégias para poupança de água, e a reutilização é uma delas. Aproveitar a água da cozedura de legumes para cozer outros alimentos, aproveitar a água da limpeza doméstica para descargas, entre outros exemplos, são formas de reutilizar. Para poupar a água nas descargas do autoclismo pode colocar-se uma garrafa, cheia, dentro do reservatório; desta forma o mesmo vai encher-se com menos água, e que na verdade é a suficiente para o seu propósito.


A Uriage, enquanto marca que baseia os seus produtos na água termal, enviou-me um desafio para quatro semanas; algumas das propostas já cumpro, noutras tenho de melhorar! O objetivo é cumprir estes desafios ao longo de um mês de forma a que se tornem um hábito.

Vamos a isso?


✔️SEMANA 1: Aproveitar a primeira água do duche e contabilizar a água recolhida numa semana;

✔️SEMANA 2: Diminuir o tempo do banho (esta é difícil quando lavo o cabelo, e por isso os cabelos curtos levam a menor gasto de água);

✔️SEMANA 3: Fechar a torneira ao lavar a loiça, as mãos, os dentes, etc;

✔️SEMANA 4: Consumir de forma consciente produtos uma vez que para o seu fabrico e manutenção (direto ou indireto) é utilizada água - aqui é necessário fazer uma pesquisa.


Feliz dia mundial da água!


Obrigada por ler!

Joana




Comments


bottom of page