top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoana Preto

STRONGER U | conhece o projeto da URIAGE para a ONCOLOGIA?

No âmbito do meu projeto sobre os cuidados à pele, que se materializa no digital através da minha página de Instagram, e também neste site onde nos encontramos, tive conhecimento do maravilhoso projeto STRONGER U (you), na sequência da minha aproximação à marca Uriage Portugal.


Hoje a publicação serve precisamente para comunicar este projeto nacional, levado a cabo pela Liliana Campos, Medical & Partnership Development Manager, e pela Sofia Lucena, delegada de informação médica de oncologia. A missão do projeto é melhorar a qualidade de vida das pessoas com doença oncológica através dos cuidados dermatológicos, sendo a pele um órgão com frequência agredido como consequência dos tratamentos.


Para isso visitei ambas, a Liliana e a Sofia (L&S), nos escritórios da Uriage Portugal, sediados em Lisboa.

Além de se permitirem fotografar por mim, também responderam às minhas questões, as quais ajudam a contextualizar o projeto, a sua missão e os meios para o desenvolver.




1. QUANDO É QUE A URIAGE INICIOU O SEU TRABALHO NA ONCOLOGIA?


L&S: A Uriage começou a trabalhar na área terapêutica de Oncologia em 2018. O seu foco principal era a profissão médica, cujo objetivo era a sensibilização acerca dos benefícios do uso adequado dos produtos dermocosméticos no alívio dos efeitos adversos cutâneos, causados pelos tratamentos oncológicos.


2. COMO NASCE O PROJETO STRONGER U?


L&S: O STRONGER U nasce do reconhecimento do crescimento da doença oncológica em Portugal, bem como da forma como impacta o doente e os seus cuidadores informais e formais.

Para a nossa empresa a qualidade de vida é a nossa missão. A Uriage, com o Projeto STRONGER U, pretende dar vida a esta missão, ajudando na melhoria da qualidade de vida dos doentes e dos seus cuidadores, não só com os nossos produtos, mas também ao proporcionar melhor informação para “viver melhor” com cancro.


3. FALOU-SE EM MISSÃO. PODEM DESENVOLVER MELHOR ESTE TÓPICO?


L&S: Na Uriage temos como missão promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas diagnosticadas com cancro, e dos seus cuidadores. Sabemos que os efeitos adversos na pele são causadores de sofrimento, físico e emocional. Sabemos que os nossos produtos podem IMPACTAR POSITIVAMENTE A VIDA DO DOENTE na prevenção e alívio dos sintomas cutâneos.

Alegramo-nos da proximidade desenvolvida ao longo dos anos com profissionais de saúde, doentes e cuidadores, o que nos tem permitido desenvolver inúmeras iniciativas direcionadas e baseadas em formação, informação, entrega de conhecimento, troca de experiências e muita partilha. O projeto STRONGER U é feito de pessoas para pessoas, em que o doente oncológico está no centro da sua génese.


4. COMO FORAM OS PRIMEIROS PASSOS E QUAIS AS DIFICULDADES ENCONTRADAS?


L&S: No início não foi fácil A dermocosmética não é (aparentemente) fundamental após um diagnóstico de cancro. Ainda assim, ao sentirmos que existia um elevado nível de interesse e necessidade de informação dos diferentes profissionais de saúde, e dos doentes também, começámos a trabalhar neste projeto com determinação.

Optámos pelas ações de formação aos profissionais de saúde, mostrando tanto a importância do projeto STRONGER U, como o papel da Uriage, enquanto empresa, para colmatar essa necessidade de informação sobre cuidados adaptados. Por outro lado, tendo a Uriage mais de 25 anos de experiência no mercado português em diferentes especialidades, tais como Dermatologia, Pediatria, Imunoalergologia e Cirurgia Plástica, as relações com os profissionais de saúde, bem como parcerias de confiança, foram facilitadas.


5. QUAL FOI A RECETIVIDADE DAS PESSOAS AO PROJETO STRONGER U?


L&S: Pouco tempo tinha passado desde os primeiros passos do STRONGER U e já começávamos a ter opiniões extremamente positivas sobre utilização e eficácia dos produtos Uriage, quer na prevenção, quer no alívio dos efeitos secundários decorrentes dos tratamentos oncológicos. A recetividade ao projeto foi impressionante e o interesse foi crescente, quer por parte dos profissionais de saúde, quer dos doentes.. As equipas de enfermagem foram essenciais para o nosso desenvolvimento nesta área de cuidados, muito pela partilha entre equipas e pela sua expertise no momento dos ensinos pré-tratamentos, e até no durante e pós. Atualmente, é com orgulho que verificamos que a dermocosmética é parte integrante dos cuidados de suporte no processo oncológico!


Deixo-vos este vídeo sobre o projeto STRONGER U!


Obrigada pela atenção!

Joana

Comments


bottom of page