Em setembro de 2023 tive uma das melhores experiências da minha vida profissional. Conheci a origem da Água Termal D'Uriage, através da visita ao estabelecimento termal - uma experiência detalhada, inesquecível e transformadora, planeada e preparada pelos Laboratórios Dermatológicos de Uriage Portugal. Assim, vou levá-la/o também nesta viagem, através deste pequeno artigo e respetivas imagens. Espero que goste!
Há dois anos atrás fiz um pequeno artigo sobre as termas Uriage, que pode ler aqui, porque sempre me fascinou!! Jamais pensava que as vinha conhecer na primeira pessoa...!
O Estabelecimento Termal D’Uriage, em Uriage-Les-Bains, distingue-se pela tipologia da sua água.
A Água Termal Uriage atravessa ao longo de muitos anos a cordilheira Belledone, nos Alpes Franceses. É rica em oligoelementos e minerais. Com uma profundidade de 80 metros de profundidade, está protegida do ar e da poluição. A sua temperatura é de 27°C, o seu pH é neutro e, privilegiadamente, a sua composição mineral permanence constante!
Os tratamentos neste estabelecimento passam pelos dermatológicos aos de otorrinolaringologia, sempre usando a água termal, claro. Dores de foro reumatológico também têm lugar aqui! O SPA D’Uriage, que além de todos os benefícios, tem um propósito na oncologia!
Foi, assim, a primeira visita dedicada à oncologia , já que nas Termas D’Uriage os tratamentos disponíveis são adaptados a pessoas com doença oncológica. No nosso grupo estiveram presentes duas pessoas com doença oncológica, que tiveram a oportunidade de experimentar os tratamentos em primeira mão. Mas a companhia também se estendeu a outros profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e fisioterapeuta.
No meu papel de profissional de saúde, enfermeira, foi muito importante ter recebido esta oportunidade. Por um lado pude conhecer a história da marca, como também génese dos produtos, a fábrica onde se faz a produção, o transporte, a logística… Não menos importante, sentir a essência desta marca! O meu percurso, que se concretiza também através do meu projeto, A Pele Comunica, passa por várias áreas onde o cuidado da pele assume uma importância fundamental. E a oncologia não é exceção.
Mas, a cereja no topo do bolo foi a visita à fábrica! Foi o momento em que eu me senti tão entusiasmada! Claro que nos dias de hoje temos uma boa ideia das cadeias de produção, mas nada como ver com os nossos olhos a metodologia, a organização e a complexidade que envolve uma empresa desta escala.
A rede de fornecedores, trabalhadores, transportadoras, gestão da segurança, entre outros aspetos, vêm-se e sentem-se aqui. E sempre com uma paisagem rodeada pelos Alpes Franceses!
Importante saber: antigamente a fábrica era em Uriage-les-Bains, onde se localiza a fonte termal. Atualmente essa fábrica ainda funciona, mas para produção das águas termais em spray. Para a produção em larga escala, de todos os outros produtos, a fábrica localiza-se em Échirolles, Grenoble. Nesta zona, de visita recomendada, há um teleférico que nos transporta ao cimo de um miradouro com uma lindíssima vista sob o rio Isère.
Jamais esquecerei os dias passados em Uriage-Les-Bains, nem tão pouco os meus companheiros de viagem com quem partilhei muito conhecimento, discuti ideias e aprendi sobre novas e diferentes perspectivas.
Ah, e se visitar Uriage-Les-Bains, passe neste café tão pitoresco: Lili’s - Saint-Martin-d’Uriage, une Concept store, salon de thé décoration, accessoires et fleurs!
Também recomendo esta localidade, castelo e restaurante: Château de la Commanderie - dos sítios mais bonitos e envolventes que conheci! Um hotel, restaurante e SPA! É sempre bom saber um pouco mais dos locais que visitamos e aqui deixo um pouco da história deste castelo:
📜 Os primeiros indícios sobre o castelo surgem a partir de 1259, como um bem templário dedicado ao cuidado dos leprosos. Em 1312, passou para João II, o Delfim, que o transferiu para a Ordem de Malta. A Commanderie permaneceu sob a autoridade dos Cavaleiros da Ordem durante dois séculos. Depois, os vestígios perdem-se até 1808. Em 1891, René de La Brosse, chefe da energia hidráulica do Ministério da Agricultura, comprou o castelo como residência secundária para se aproximar dos seus sogros, proprietários do Castelo de Eybens. Por herança direta, o castelo passou então para a família Beaumont que o transformou em hotel em 1981.
A family run hotel - O Château de la Commanderie é acima de tudo uma história de família. Herança direta da família Perrier, é hoje administrada por três irmãos, Marc, Bernard e Guy de Beaumont.
Espero que goste das imagens que registei em fotografia. Deixo o meu eterno agradecimento à Uriage Portugal por esta viagem tão bonita e inundada de significado.
Obrigada por ler!
Joana
Comments