top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoana Preto

Mascne

A mais recente terminologia no mundo da pele! O uso de máscaras se não veio para ficar, veio pelo menos para duuuurar, deixando uma valente pegada na nossa pele (e no ambiente também infelizmente…). Há que entender as causas, para as contornar, seja através de hábitos ou dos cosméticos que temos disponíveis. Deixo aqui alguma informação, muito simplificada, para que melhor se entenda que o mascne é e os cuidados a ter.


O mascne é o acne mecânico, resultante da fricção entre a máscara e a pele, mas também pelo efeito oclusivo e o ambiente húmido causado pelo exalar do vapor de água na expiração. Estas causas promovem uma proliferação de microrganismos patogénicos e excesso de oleosidade. Numa pele sensível, ou sensibilizada devido à fricção diária da máscara na pele, o manto hidrolipídico sofre alterações ficando a pele mais suscetível a lesões.


É aconselhável que se lave o rosto duas vezes por dia, não mais e não menos. No caso de ter borbulhas inflamadas deve evitar-se uso de esfoliantes físicos; optar antes pelos químicos (beta ou alfa-hidroxiácidos). A hidratação é fundamental para a saudável manutenção, e eventual restabelecimento, do manto hdrolipídico. Manter o uso de proteção solar é imperioso, uma vez que a radiação UV, bem como a luz azul, podem ter efeitos negativos a longo prazo na estrutura e saúde da pele.


Evitar reutilizar máscaras e manter o ecrã do telefone devidamente limpo são estratégias indiretas mas essenciais!

Comments


bottom of page