top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoana Preto

Pestanas, para que vos quero?

No pequeno grande mundo dos cosméticos há sempre uma tendência para um determinado segmento e produto. O meu são os cuidados para o contorno dos olhos e pestanas.


Eu sei que falo muito sobre.a pele e este órgão merece todos os cuidados que a mantenham saudável e funcional. Ao estar cuidada também estará mais receptiva a uma maquilhagem, comunicando muitas mensagens!


As pestanas têm como função primordial a proteção do globo ocular de agentes externos, tal como o reflexo inato e imediato do pestanejar. Curiosamente também ajudam a proteger o globo ocular do sol. O pestanejar é também um mecanismo de lubrificação do globo ocular, espalhando o filme lacrimal. O filme lacrimal, por sua vez, tem gordura na sua composição, essencial para manter a superfície ocular lubrificada e reduzir a evaporação de água, prevenindo o globo ocular de secar. Por outro lado o filme lacrimal também é um mecanismo de defesa para a eliminação de corpos estranhos que estejam em contacto indevido com o olho.


As pestanas fazem parte da unidade pilossebácea, e são pêlos terminais. As pestanas também têm um ciclo de renovação, passando pela fase da anagénese (crescimento), catagénese (transição) e telogénese (repouso). Terminada a fase de repouso a pestana cai, e começa um novo ciclo de vida das pestanas, que pode variar muito de pessoa para pessoa, e mediante a existência de determinadas doenças. Em média o ciclo de vida das pestanas pode variar de 3 a 5 meses.


No olho humano existem cerca de 75 a 80 pestanas na pálpebra inferior, enquanto que na pálpebra superior o número de pestanas é superior, variando entre 90 e 160 pêlos. As pestanas inferiores são mais curtas. As pestanas e o cabelo têm uma anatomia muito semelhante. Ambos têm a parte visível, projetada através da pele (haste), a raíz e o bulbo. Nas pálpebras existem glândulas dedicadas à lubrificação das pestanas, tendo também na composição da secreção propriedades antimicrobianas.


Contudo, as pestanas são bastante consideradas na estética facial e, apesar da sua função primária, estão sujeitas a diversos cuidados de beleza que as ajudam a enaltecer.


Por todos estes motivos as pestanas são alvo de cuidados que as ajudem a manter-se íntegras e saudáveis, embora esses cuidados não passem somente pela aplicação de cosméticos, mas pelos cuidados habituais no dia-a-dia, a começar pela sua higiene!


Os meus conselhos para a manutenção das pestanas são:




1. Limpeza suave - as pestanas podem e devem ser limpas para evitar acumulação de sujidade, e com isso possíveis complicações oculares. A limpeza não deve ser feita esfregando, mas massajando o desmaquilhante ou produto de limpeza nas pestanas e pálpebras. Caso use um desmaquilhante líquido com recurso a um disco, então poderá embeber o desmaquilhante no tecido e encostá-lo ao olho cerca de 15 segundos; o movimento deve ser então de deslize, e deve ser feito para baixo e para fora.




2. Apostar no uso de maquilhagem à prova de água quando realmente necessário. Apesar dos desmaquilhantes serem eficazes, principalmente os bifásicos, pode haver necessidade de aplicar mais força para remoção total do produto, podendo traumatizar as pestanas e as pálpebras.


3. Aconselho apenas o uso de desmaquilhantes bifásicos para quando usar maquilhagem muito resistente; após a desmaquilhagem pode permanecer uma película oleosa nas pálpebras e pestanas, o que não é de todo saudável nem agradável.


4. Se usar curvex (curvador de pestanas), use à temperatura ambiente e aplique a força necessária para fechar a pinça. Jamais aqueça o curvex nem espalme as pestanas na pinça! Nenhum destes comportamentos são truques para melhores resultados; na pior das hipóteses pode é mesmo ficar com falhas na linha das pestanas.


5. Não aplique óleos vegetais ou essenciais para crescimento das pestanas; não há evidência desses resultados. Se as quer fortalecer existem produtos cosméticos dedicados a esse cuidado e com as normas se segurança e qualidade associadas. É caso para dizer que por vezes o barato sai caro.



6. Respeitar os prazos de validade e pós abertura dos produtos. Não são pouco frequentes as afeções oculares fruto do uso de cosméticos para a zona ocular fora da validade.


7. Se tiver prurido ocular, olho seco ou vermelho evite coçar o olho com força e esfregar. Geralmente é uma situação transitória, contudo experimente avaliar os seus comportamentos e os produtos que tem a uso. Faça lavagens com soro fisiológico. Se a situação por persistente e recorrente não perca tempo e procure um oftalmologista.





8. Se tem o hábito de arrancar os pêlos pestanas ou sobrancelhas, e não consegue parar (tricotilomania), peça ajuda a um profissional de saúde da sua confiança (médico ou psicólogo de preferência).


9. Não lavar os olhos com água quente.


Nem todos os conselhos que dei aqui têm diretamente a ver com as pestanas, mas com toda a certeza são uma mais valia na manutenção de umas pestanas saudáveis, evitando afeções oculares que podem levar à sua queda. As pestanas são essenciais e devem ser cuidadas!


Obrigada por ler!

Joana










Comentarios


bottom of page