top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoana Preto

Skincare Layers - cuidado em camadas!

Cuidar da pele é simples: limpar, hidratar e proteger! O que pode não ser tão simples é a ordem da colocação dos produtos...as camadas!


A limpeza vem em primeiro lugar, mas a partir daí começam as dúvidas e as opiniões distintas, o que confunde ainda mais!


Por isso mesmo, e porque sei que todos os dias existe alguém que se inicia nos cuidados de pele, venho deixar aqui um reminder!


Lembre-se que a melhor forma de não errar é considerar a TEXTURA! A aplicação deve começar na textura mais fluida/leve/líquida, e terminar na textura mais rica/densa/espessa.




A construção das camadas deve garantir que se respeite o propósito de cada um dos produtos. Se aplicar um produto mais fluido sobre outro mais denso, o mais fluido dificilmente cumprirá o seu objetivo pela "barreira" que encontra para chegar à epiderme.


Habitualmente as essências e séruns são colocados antes de creme hidratante.

Por um lado as essências e séruns têm melhor espalhabilidade e capacidade de penetração na epiderme. Já o creme hidratante, além de hidratar, também tem uma função oclusiva, evitando a desidratação, e por essa razão deve ser aplicado após a essência e/ou sérum.


A proteção solar pode apresentar-se numa textura mais densa ou fluida, mas deve efetivamente ser o último produto de cuidados de pele a aplicar. É que a função do projetor solar é à superfície da pele, precisamente pela sua função de fotoproteção.


Mas a exceção faz a regra, e quando o tema são óleos a ordem não tem de ser necessariamente esta. Na cartonagem, ou na própria embalagem, estão habitualmente descritas as formas de aplicação dos produtos, e essas recomendações devem ser cumpridas.


A maquilhagem é considerada cosmética colorida, podendo ser corretiva ou de enfeite, e caso use, então é garantidamente aplicada no final!


Bons cuidados, a pele agradece!


Obrigada por ler!

Joana



Comentários


bottom of page