Já ouviu falar do tech neck? Em bom português: pescoço tecnológico! E afinal o que terá isto a ver com a pele?
O tech neck, pescoço tecnológico, é uma realidade atual, mas não recente. Constitui um problema de saúde causando cervicalgias (dor cervical), com impacto também na pele do pescoço através da aparência de rugas mais marcadas, e em alguns casos eritema devido às pregas que se formam na pele.
A era digital traz-nos para esta realidade de ter o mundo na palma da mão, e para o visualizarmos necessitamos de fazer uma flexão do pescoço não só maior, como também mais repetida e duradoura!
Quanto maior é o ângulo da flexão do pescoço maior é o peso da nossa cabeça para a coluna cervical suportar, sobrecarregando também os músculos do pescoço, ombros e costas.
É difícil contrariar esta tendência do século XXI, e que não vai mudar.... Hoje em dia as redes sociais são o contacto primordial com o mundo que nos rodeia. Os meios de comunicação apostam o seu conteúdo informativo em plataformas como Instagram, Facebook, Tweeter... O Tik Tok também é uma forte tendência entre os mais jovens. A pandemia trouxe a tele-escola e o tele-trabalho de forma demasiado inusitada, pelo que que ninguém se preparou para a ergonomia do seu contexto de estudo ou laboral.
Poderemos, ainda assim, adaptar esta “tecnologia na palma da mão” à nossa postura fisiológica, e assim prevenir dores e complicações músculo-esqueléticas, bem como o aparecimento de rugas no pescoço?
Acredito que podemos começar por:
1. alinhar, tanto quanto possível, os nossos telefones, tablets e computadores ao nível dos olhos, melhorando a postura quando olhamos em frente;
2. se trabalha muito tempo ao computador ajuste a cadeira e a secretária e faça exercícios de alongamento;
3. quanto ao cuidado com a pele, que é bastante importante, não se esqueça de lavar a pele do pescoço (tal como lava o rosto, ou durante o duche), hidratar (com o hidratante habitual e eventualmente aplicar um sérum caso já o use, e em movimentos laltero-ascendentes);
4. aplicar fotoprotecão, estendendo a sua aplicação do rosto ao pescoço, pois a radiação ultravioleta contribui para o fotoenvelhecimento da pele; a luz emitida pelas telas luminosas também é causadora do fotoenvelhecimento, embora não na mesma proporção que a primeira.
Bons cuidados, a pele agradece!
Obrigada por ler!
Joana Preto
Fontes consultadas:
. https://healthmatters.nyp.org/how-to-prevent-tech-neck/
. Short, N., Mays, M., Cool, A., Delay, A., Lannom, A., O'Donnell, L., & Stuber, R. (2020). Defining Mobile Tech Posture: Prevalence and Positiony Among Millennials. The Open Journal of Occupational Therapy, 8(1), 1-10.
. Neupane, Sunil, U. I. Ali, and A. Mathew. "Text neck syndrome-systematic review." Imperial Journal of Interdisciplinary Research 3.7 (2017): 141-148.
Comments