top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoana Preto

As melhores máscaras de pestanas que usei em 2022!

As máscaras de pestanas são o meu produto de maquilhagem preferido e indispensável. Uso praticamente todos os dias, e há muitos anos. Posso dizer que já usei inúmeras, e o meu repertório de conhecimento deste produto é vasto. Vasto o suficiente para dizer que não existem máscaras de pestanas milagrosas... Desculpe, não gosto nada de dar más notícias, mas é verdade!


Mas tenho uma boa notícia que vai gostar de saber, quer use máscara de pestanas há muitos anos ou quer tenha começado agora a usar maquilhagem. As máscaras de pestanas não estragam as pestanas, não as fazem cair. Ora continue a ler para vai perceber; e leia também o artigo que escrevi sobre pestanas para complementar a informação, aqui!


As máscaras de pestanas devem avaliar-se, sim, pela qualidade das escovas, mas mais do que isso, pela fórmula! Esta será relevante na durabilidade da máscara e na flexibilidade que deixa nas pestanas. Mas adianto que a durabilidade e o efeito das máscaras de pestanas ultrapassam as suas excelentes formulações. Por exemplo, uma lágrima mais gordurosa poderá afetar a durabilidade de máscara, levando a uma transferência da cor para a pálpebra inferior ao pestanejar. Nestes casos é preferível usar uma máscara de pestanas resistente à água.


A forma como se aplica o produto também é crucial e é realmente preciso aplicar com calma, e pentear pestana a pestana. Com o tempo a prática vai-se aprimorando, mas o que quero deixar claro é que aplicar máscara de pestanas, bem aplicada, tem o seu preceito!


Não é natural ter as pestanas demasiado rijas e espetadas, o que pode acontecer se o produto estiver "desidratado", por estar aberto há demasiado tempo, ou por má manipulação do mesmo. Garantir que a embalagem fica bem fechada e não fazer movimentos de introdução e exteriorização da escova são dois mandamentos; já para não falar da higiene que é essencial para evitar complicações oculares. E para isso é obrigatório, além do que referi, cumprir os prazos de validade após a abertura, os quais vêm OBRIGATORIAMENTE descriminados na respetiva embalagem. Geralmente varia entre 4 a 6 meses, mas já máscaras com duração de 12 meses. Confiem no fabricante, pois ninguém nos quer oferecer conjuntivites. E a segurança dos cosméticos também é da nossa responsabilidade!


Na base de tudo isto está, claro, uma correta higiene dos olhos e pestanas. A desmaquilhagem é fundamental, e a limpeza das pestanas também. A desmaquilhagem deve ser feita com um produto próprio, e em movimentos de deslizamento para baixo e para fora.


Também aprendi, há muitos anos, com a minha oftalmologista, que podemos e devemos lavar as pestanas. Usando um produto de limpeza para o rosto, que possa ser usado nos olhos, devemos fechá-los e delicadamente esfregar as pestanas.


A secagem dos olhos deve ser leve e suave; jamais esfregar.


Pode ser conveniente usar um sérum, adaptado e adequado, para fortalecer as pestanas. Mas não se assuste, é que o ciclo de vida das pestanas é curto, por isso elas caem e crescem muito mais rápido.


Posto isto, deixo aqui três máscaras de pestanas que usei em 2022 e que adorei!




  • A máscara de pestanas da DIOR é um primer - Diorshow Primer 3d Sérum, ajuda a dar volume às pestanas e a fixar a máscara com cor que vem de seguida. E é divinal! Quando terminar volto a adquirir porque realmente potencia qualquer resultado.


  • A máscara de pestanas da TARTE - Lights, Camera, Lashes, é soberba. Vende-se na Sephora. Dá um volume estrondoso e a durabilidade, nas minhas pestanas, é ótima. Nada a apontar!



  • A máscara da Sensilis - ORIGIN PRO MASCARA, faz uma pestana curva e volumosa. A durabilidade não é tão boa como a da TARTE e da SVR, mas é a que deixa a pestanas mais flexíveis e brilhantes. A questão da durabilidade contornei com o primer da DIOR.


  • A máscara de pestanas da SVR - Palpebral Máscara Protect, é.a escolha ideal para quem tem olhos sensívels ou alguma patologia de pele que provoque afeções oculares, como por exemplo a rosácea ou a dermatite atópica, ou até psoríase. Para dar resposta a este segmento a SVR formulou uma máscara perfeita; a escova é rígida e fina; tem um mini pente que permite uma definição bonita. Com o lado oposto ao da escova podemos depositar produto e depois, com a escova, espalhá-lo trabalhando o volume pretendido; mas neste caso o volume não será igual ao da tarde ou ao da Sensilis; desta máscara espere mais definição. A durabilidade é perfeita.


Estas três são de cor preta. Sei que para pessoas de pele e olhos claros uma máscara preta e intensa pode ser demasiado impactante. Mas opções em todos os segmentos não faltam. A Avène, para quem tenha olhos sensíveis, tem uma máscara de pestanas castanha! Depois existem variadas cores em múltiplas marcas. Adoro as máscaras coloridas da Kiko. Considero-as ótimas em qualidade e durabilidade.


Deixo sem seguida as lojas on-line onde as podem encontrar, e procurar mais cores. Alguns links serão de lojas parcerias e afiliados.


. Diorshow Primer 3d Sérum, aqui! (afiliado sweetcare)

. Sensilis Origin Pro Máscara Pestanas, aqui! (código JOANAPRETO para 5% de desconto na loja da farmácia)

. SVR Palpebral Máscara Protect, aqui! (código JOANAPRETO para 5% de desconto na loja da farmácia)

. TARTE - Lights, Camera, Lashes, aqui!


Obrigada por ler!

Joana

2 Comments


Patricia Vieira
Patricia Vieira
Dec 28, 2022

O primer da Dior utiliza-se antes de qualquer mascara é isso? Obrigada

Like
Joana Preto
Joana Preto
Jan 07, 2023
Replying to

Sim, pode ser antes q qualquer máscara! Qualquer marca. Ajuda a fixar e dá volume!💋

Like
bottom of page