Nota: este artigo é feito em #parceria com a Lazartigue. As parcerias são importantes para que este projeto tenha viabilidade, o que não influencia a minha opinião sobre os produtos referenciados, nem distorce factos. As parcerias são aceites com base numa relação de confiança com os produtos e com as marcas, bem como pela oportunidade de abordar temas de interesse comum.
A mais recente novidade da Lazartigue: o Sérum d’Exception! É um produto termo protetor capilar, ou seja, para ser usado antes da aplicação de fontes de calor no cabelo, para a sua secagem e/ou styling.
Considerado um leave-in, e que não deixa de ser um produto finalizador, este sérum deve ser usado como preventivo do dano térmico aos fios de cabelo, mas não só.
Procedimentos repetidos, químicos, mecânicos ou térmicos, causam dano na estrutura dos fios de cabelo, levando à perda progressiva da sua resistência, tornando-o mais frágil. Mais concretamente, o calor emitido pelos secadores, e outros instrumentos para modulação do cabelo, causam, através do seu uso progressivo, a desidratação da fibra capilar, bem como dano das cutículas. A cutícula é por isso uma das primeiras estruturas a ser danificada perante o uso exagerado, ou não cuidado, de métodos químicos, mecânicos ou térmicos, as quais se querem íntegras, alinhadas e unidas, de forma a proteger a fibra capilar, enquanto conferem ao cabelo a sensação de maciez e brilho!
Neste sérum para o cabelo encontramos extrato de sementes de chia, cujo objetivo é formar uma barreira protetora entre a fibra capilar e fonte de calor. Também encontramos o óleo de marula para nutrir os fios de cabelo e com isso formar uma “película” protetora contra as agressões aos fios de cabelo. A lazartigue também incorporou o Polycare® Split Therapy, um activo reparador que deriva da semente de Cyamopsis tetragonoloba, cujo objetivo é mimetizar o filme biológico protetor da fibra capilar.
Não dispenso este tipo de cuidados, pois a frequência com que seco o cabelo varia entre 4 a 5 vezes por semana, e que não abdico para conseguir a finalização que gosto. O meu cabelo demora muito tempo a secar ao natural; na melhor das hipóteses seca mais rápido no verão. Mas usar um protetor térmico não é o único cuidado a ter. Secar o cabelo com temperatura morna, não aproximar o secador do couro cabeludo e não deixar o secador mais do que 5 a 10 segundos na mesma zona do cabelo. Para quem tiver o cabelo encaracolado, o uso do difusor é crucial!
Sobre o produto também:
. Não me posso esquecer de dizer que a fragrância é apaixonante e envolvente: flor de laranjeira!
. A textura é muito leve, e por isso funciona bem em cabelos finos.
. A quantidade a aplicar vai variar com o comprimento do cabelo.
. Algumas pessoas não recomendam aplicar produto junto das raízes, mas eu aplico por todo o cabelo, já que o seco de forma global e não sinto que deixe as raízes coladas nem sensação oleosa.
Sugiro este vídeo para ver a textura e aplicação!
Pode encontrá-lo aqui.
Usa protetor térmico no cabelo?
Obrigada por ler!
Joana
Comments