top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoana Preto

Enjoy your curls! Cabelo encaracolado a crespo com Curl Specialist, da Lazartigue!

Nota: este artigo é feito em #parceria com a Lazartigue. As parcerias são importantes para que este projeto tenha viabilidade, o que não influencia a minha opinião sobre os produtos referenciados, nem distorce factos. As parcerias são aceites com base numa relação de confiança com os produtos e com as marcas, bem como pela oportunidade de abordar temas de interesse comum.


Recentemente fui experimentar a nova gama de cuidados capilares da Lazartigue, dedicada ao cabelo encaracolado a crespo - CURL SPECIALIST. À parte da experiência relaxante e agradável que tive neste dia, o objetivo foi mesmo tentar trazer este momento, da forma mais honesta e real, para todas as pessoas que me seguem e se interessam pelo cuidado ao cabelo encaracolado!


Por outro lado, quis também aproveitar este momento para deixar alguns conselhos gerais. Este ritual de cuidados capilares pode ser usado na sua totalidade. São quatro produtos. Contudo, existe também a possibilidade do cruzamento com outras gamas. Recomendo o sérum protetor térmico e o óleo nutritivo, também desta marca! Pode ler aqui e ver aqui.


No que à limpeza diz respeito, é o couro cabeludo o alvo, que é o mesmo que dizer que o primeiro conselho começa com a lavagem do couro cabeludo, e esta deve ser sempre adaptada ao tipo e estado do mesmo e, claro, à frequência das lavagens. Patologias, caso existam, devem ser também critério de escolha.


Habitualmente, as pessoas com cabelo encaracolado a crespo apresentam-no mais seco; mas pode acontecer o contrário. A tendência é usar champôs muito clarificantes para remover a oleosidade excessiva do couro cabeludo, com prejuízo da qualidade da fibra capilar, que vai ficando cada vez mais seca. Assim, convido-vos a experimentar um bálsamo lavante.


A utilização de um bálsamo lavante evita a secura e fragilidade da fibra capilar, na medida em que a deixa mais nutrida, fruto da combinação de ingredientes. De um modo geral não se espera muita espuma, pela ausência de sulfatos nesta gama, o que não é sinal de uma lavagem insuficiente, ao contrário do que se pensa.. O couro cabelo fica perfeitamente lavado desde que seja massajado para que os tensoativos façam o seu papel de limpeza.

O couro cabeludo deve ser massajado e não friccionado - usar a ponta dos dedos e não as unhas.



Sendo os fios de cabelo formados por células mortas, a fibra danificada não se repara. Desse modo, a utilização de produtos como máscaras capilares, e amaciadores, é essencial para proteger a fibra, lubrificando-a e evitando o atrito entre fios de cabelo. A escolha entre uma máscara capilar e o amaciador é pessoal, mas nos cabelos encaracolados ou crespos cuja fibra capilar é habitualmente mais seca, a utilização da máscara pode garantir maior aporte nutritivo.


Pessoalmente, não dispenso uma máscara capilar. Esta em particular ajuda não só a desembaraçar, mas também a controlar "meu" o frizz. As máscaras devem ser sempre colocadas no comprimento do cabelo e pontas.


Esta textura, apesar de densa, ao ser aplicada nos fios cabelo transforma-se num óleo leitoso, fácil de enxaguar e não deixa o cabelo pesado.



Como tenho o cabelo muito fino nunca abdico de um creme de pentear.

Apesar da máscara capilar ajudar a desembaraçar o cabelo, há sempre um ou outro nó que persiste, e eu não insisto em desembaraçar o cabelo molhado, pois é quando este se

encontra mais frágil.


Este creme leave-in, por outro lado, também ajuda na proteção térmica - protege até uma temperatura de 230ºC. Uso cerca de 2 "nozes" deste creme para o comprimento e pontas.


Depois de ter o cabelo bem desembaraçado passo à finalização. Coloco mais 1 "noz" deste creme nas mãos e vou fazendo o "amassamento" e criando pequenos canudos nas zonas

onde quero esse efeito. Depois disto passo à secagem do cabelo, com o difusor.


Este creme também pode ser usado no "day-after" para devolver a definição dos caracóis, e uso novamente o difusor.


Os pentes de dentes largos deverão ser a opção para desembaraçar os fios de cabelo, alterando ao mínimo a definição.

Este spray pode também ser usado em sequência dos produtos anteriores, no final deste ritual, ou nos dias em que não lave o cabelo para otimizar a definição.


A sua finalização dá um efeito "molhado" a um cabelo mais fino. Pode ser o finalizador ideal dos cabelos mais crespos.


Também confere proteção térmica, o que é importante para quem gosta de usar o secador mesmo nos dias em que não lava o cabelo.


O truque para um cabelo encaracolado bonito passa por aceitar a sua forma natural. Os caracóis não são todos iguais, e por isso os produtos terão diferentes efeitos. Não ser demasiado exigente é importante, e não se comparar com outros cabelos também.


Enjoy your curls!


Obrigada por ler!

Joana


留言


bottom of page